Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro de 2019, foi realizada a Assembleia Geral e de Associados do Sintunifesp pautando: 1) Eleição de delegados X Consintunifesp; 2) Avaliação sobre a realização do Congresso e encaminhamentos. Após a plenária aprovar por unanimidade a inclusão dos seguintes pontos: 3) Avaliação da conjuntura e suspensão da greve pela FASUBRA; 4) Participação do Encontro nacional jurídico entre os dias 16 a 18 de outubro de 2019; foi realizado longo debate sobre os pontos e feitos os seguintes e respectivos encaminhamentos: 1) eleitos mais dois delegados em assembleia; 2) Conforme avaliação da assessoria jurídica a comissão e diretoria seguirão pela organização e realização do X Consintunifesp mesmo sem grande adesão da base; 3) Cobrança à FASUBRA da relação das entidades a favor e contrárias à greve, justificando o posicionamento de suspensão da pauta e imediata suspensão do Comando de Mobilização, já que a greve foi suspensa (por deliberação da FASUBRA); 4) Participação do encontro nacional jurídico com um representante jurídico do Sintunifesp e um representante da CIS.

Com a mesa composta por Darlene na coordenação, Conceição como representante da Comissão organizadora do X Consintunifesp e Manuel com as inscrições e ata, a atividade teve início e logo foram realizados os informes aos presentes. Com destaque para as atividades do dia 02 e 03 de outubro, a dificuldade de mobilização da base para o Congresso e a deliberação da FASUBRA pela suspensão da greve, já que 25 entidade votaram contra e apenas 6, dentre elas o Sintunifesp a favor.

A análise de conjuntura e da deliberação da FASUBRA tornou-se pauta e foi amplamente analisada pelos presentes, decidindo-se por um posicionamento de cobrança formal sobre a decisão e sobre quais entidades se manifestaram a favor ou contra, para assim dar continuidade à mobilização em parceria com quem está disposto à luta uma vez que as análises apontam para um período de grandes perdas para o servidor, com carreira ameaçada, e para os serviços públicos de educação e saúde frontalmente atacados pelo governo.

Nesse sentido, de ampliar a mobilização e cobrança junto à entidade nacional, os presentes decidiram pela participação do encontro nacional jurídico, com envio de representante jurídico e da CIS, para que busque medidas para as ameaças sobre a carreira do servidor, como por exemplo o quais medidas tomar em relação ao Decreto nº 9.9991.

Entrando pela pauta ordinária, seguindo a recomendação jurídica da assessoria do Sintunifesp o X Consintunifesp será realizado mesmo com baixa adesão da base para se evitar problemas futuros e para garantir mais um espaço para mobilização e discussão das bandeiras de luta nesse contexto de ataque nacionais e locais. E nesse sentido mais dois delegados foram eleito e nova assembleia aprovada para o dia 15/10, às 12h no Anf. C da Unifesp para tentar eleger mais delegados.

Juntos somos mais fortes!

Sintunifesp

Parceria Uniodonto