Nesta sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018, foi realizada Assembleia Geral e de Associados do Sintunifesp para retorno das reuniões das Comissões de Folgas e 30H-HU com a gestão e avaliação da continuidade da greve. E a notícia é de se comemorar: a categoria dos servidores federais técnicos-administrativos em educação na Unifesp conquistou as 30H para a enfermagem do HU! E nesse sentido avaliou que o momento é de suspender a greve – retomando as atividades já amanhã (17/02/18) às 7 horas –, assimilar a vitória e recuperar as forças para manter a mobilização na luta permanente por melhores condições de trabalho do servidor, consequentemente, melhor qualidade do serviço público oferecido à população em geral.

Na última reunião entre a Comissão de Folgas e Reitoria da Unifesp foi apresentado o relatório final, com destaque para os seguintes termos: 1) a contagem de folgas será feita anualmente e distribuída entre os meses de forma equilibrada; 2) a nova escala será realizada a partir de março de 2018, sem folgas retroativas (janeiro e fevereiro de 2018); 3) que os servidores, de março a dezembro, tenham por mês 10 folgas no plantão de 6 horas e 5 folgas no plantão 12x36; 4) que os recursos disponíveis (APH’s) deverão ser utilizados em sua totalidade para suprir a necessidade de escalas, havendo adequação da distribuição das cotas de cada setor para flexibilização da jornada de 30H. E com a surpresa de todos, pois até então a resistência da gestão, principalmente na figura da diretoria de enfermagem, havia sido grande, o relatório foi bem recebido pela Reitoria que se comprometeu a cumpri-lo imediatamente (com documento assinado nos seguintes termos “De acordo com reunião realizada hoje com os membros da Comissão de Folgas e tendo o conhecimento dos relatórios das reuniões anteriores, nosso entendimento é de que os cálculos de folgas e de APH’s estão aptos para ser aplicados a partir do mês de março.”).

E com a reunião entre a Comissão 30H-HU realizada no dia de hoje a prognóstico favorável à categoria se confirmou. Os representantes da gestão do HSP receberam todos com respeito e dignidade, conquistadas pelos representantes do Sintunifesp e da categoria ao longo desta mobilização e de mobilizações passadas e buscaram se acomodar às propostas do relatório final em uma conversa franca sobre as dificuldades e a responsabilidade de todos envolvidos no processo de flexibilização da jornada de 30H para enfermagem.

A conquista tomou forma com a Portaria da Reitoria nº 475 com a data de 15 de fevereiro de 2018, a ser publicada ainda hoje, com resolução que coloca todos os termos do relatório final da Comissão de Folgas. Ou seja, a partir de março de 2018 a enfermagem do HSP-HU terá a jornada flexibilizada para 30H! E a partir de então o cálculo de folgas será anual preservando os feriados e finais de semana e neste ano de 2018 respeitará as 10 folgas para plantão de 6h e 5 folgas para plantão 12x36.

O momento é de celebração pois uma grande vitória da categoria, em um processo desgastante de luta política que se estende desde da greve de 2015 quando os primeiros avanços em acordos com a gestão tomaram forma mas não foram cumpridos, exigindo resposta dura com essa greve local deflagrada ainda em dezembro de 2017, atravessando o recesso e chegando até aqui vitoriosa!

A categoria está de parabéns pela garra e luta! Lembrando que juntos somos mais fortes! E que a luta por melhores condições de trabalho continue mais forte! Pois agora é o momento de canalizar as forças para as demais pautas de reivindicação como a saúde do trabalhador! A luta é permanente!

Assessoria de Comunicação do Sintunifesp