Nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro de 2018, aconteceu a Assembleia Geral e dos Associados do Sintunifesp em que foram eleitos os delgados para participação da plenária da Fasubra, apresentado os informes das reuniões sobre as pautas de reivindicações – biometria, estacionamento e saúde suplementar –, e discutida a conjuntura local e nacional, com destaque para a necessidade levantada e reforçada em plenária da construção da luta da carreira, sem a qual muitos dos direitos conquistados podem ser ameaçados.

A assembleia teve início com os informe das diversas reuniões entre representantes do Sintunifesp e a reitoria: 1) Biometria – apesar dos pontos ainda não serem universais, foram comprados e estão sendo instaladas novas máquinas, o compromisso da gestão é avaliar com essas incorporações a possibilidade de melhorar o sistema que atualmente não comporta ponto universal e a diretoria do Sintunifesp deve cobrar resposta no período próximo; 2) Estacionamento: o pedido de esclarecimento do funcionamento dos estacionamentos e da sua disponibilização para os servidores foi repassado a diretoria do campus São Paulo que deve retornar ao Sintunifesp, ainda sim foi feita a ressalva de que o acesso ao estacionamento pode conflitar com o auxílio transporte, uma vez que há uma normativa interna para quem utiliza veículo próprio não receber o benefício. O Sintunifesp deve encaminhar via jurídico estudos de casos similares para mover ação coletiva e evitar conflito caso o acesso seja garantido; 3) Saúde Suplementar: o processo foi questionado na medida que apresenta um plano com a união de servidores de duas universidades e deve ser retomado assim que o esclarecimento for formalmente feito, o que já foi encaminhado pelo Sintunifesp, que deve cobrar novos desdobramentos em período próximo; 4) Insalubridade: uma comissão foi montada e deve ter trabalho de fiscalização permanente para garantir que o setor tenha sua classificação formalmente definida e aplicada a todos os servidores que ali trabalham, os ajustes já devem estar prontos em março.

Após os informes muitos foram os tema debatidos, propostos pela plenária, acolhidos pela mesa e encaminhado aos setores responsáveis, com destaque para a proposta de retomada da pauta de reivindicação em torno da carreira, uma vez que sua extensão compromete direitos já conquistados. A carreira do servidor deve ganhar destaque na luta política da categoria!

Também foi realizada a indicação de delegados para participação da plenária da Fasubra que ocorrerá nos dias 02, 03 e 04 de março de 2018 com o tema principal da luta das mulheres trabalhadoras em meio aos retrocessos como a reforma trabalhista e da previdência por isso a diretoria nacional da federação sugeriu que se privilegiasse mulheres delegadas. O Sintunifesp teve direito a três delegados e indicou Marta S. G. Teixeira Valladares, Nanci Pereira dos Santos e José Lincoln Menegildo Casselin.

A Assembleia terminou com a aprovação de moção de apoio ao prof. Elisaldo Carlini, intimado a depor na polícia de São Paulo sob acusação de apologia ao crime. Alvo de mais um ataque criminalizante à Universidade Pública e à pesquisa científica no Brasil. O professor foi intimado a depor à polícia de São Paulo sob a inaceitável acusação “de fazer apologia ao crime” devido à sua pesquisa. Reconhecido nacional e internacionalmente por suas pesquisas na área de drogas psicotrópicas e de plantas medicinais; sua atuação ético-político-acadêmica na Universidade sempre esteve pautada em uma ação cidadã, de luta pela democracia, pela liberdade de pensamento e pela justiça e solidariedade social.

A luta continua!

Assessoria de Comunicação do Sintunifesp