Neste dia 23 de agosto de 2017 aconteceu o cerimonial de abertura do IX Congresso do Sindicato dos Trabalhadores da Unifesp (IXConsintunifesp) com mesa solene em que foram apresentados os objetivos do Congresso pela comissão organizadora, com destaque para a máxima “Resistir e Lutar”, lema do evento e importante bandeira no contexto de desmonte dos serviços públicos como saúde e educação. Contexto esse que foi apresentado e analisado com profundidade pelos convidados representantes das entidades da Unifesp e entidades sindicais parceiras estabelecendo sólido ponto de partida para construção da agenda de lutas do Sintunifesp.


A mesa foi composta pelo membros da comissão organizadora do evento e representante da gestão Conceição Santos – Coordenadora da Comissão do IX Consintunifesp e José Ivaldo Rocha – Coordenador Geral do Sintunifesp, e pelos convidados prof. Daniel Feldmann – Presidente da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-Ssind), Cláudio Yishimitsu Yoem – Diretor da Superintendência do Hospital São Paulo representando José Roberto Ferraro, Edson Carneiro (Índio) – representante da Central Sindical Intersindical, Mario Costa de Paiva – Coordenador de Educação da Fasubra Sindical e Norberto Silva Lobo – membro da Pró-Reitoria de Gestão Com Pessoas representando a magnífica reitora Prof. Soraya Soubhi Smaili.
“A realização deste congresso, ocorre em momento de crises nacionais que afetam as estruturas das universidades e hospitais universitários e deve ser acompanhada de posicionamentos unitários para enfrentarmos e vencemos os desafios que se apresentam para a classe trabalhadora.” Afirmou Conceição Santos coordenadora da comissão organizadora do IXConsintunifesp.


O cerimonial de abertura também foi marcado por um momento de muita emoção com a homenagem à companheira de luta, falecida em julho de 2017, Iselinda Antonia da Silva servidora técnica administrativa da enfermagem, coordenadora da pasta de aposentados e assuntos de aposentadoria do Sintunifesp por várias gestões, uma referência de companheirismo e força. Iselinda, presente!


Encerrou-se o cerimonial de abertura com o compromisso de que ao longo do Congresso sejam realizados bons debates sobre a conjuntura interna e nacional reunindo assim elementos para construção das pauta de reivindicações e agenda de luta para resistir e lutar. Este compromisso se inicia amanhã, dia 24 de agosto, a partir das 8h com o credenciamento e aprovação do regimento e a partir das 10h com a mesa intitulada “Conjuntura interna – HU/EBSERH/ Democratização Unifesp/ Paridade”.

Assessoria de Comunicação IX Congresso do Sintunifesp