Nos dias 15 e 16 de fevereiro foi realizada a Plenária Nacional da FASUBRA em Brasília para ampliação do diálogo entre a Diretoria Nacional e as entidades da base fortalecendo a mobilização contra os ataques do governo. O Sintunifesp se juntou a aproximadamente 170 técnica-administrativas e técnico-administrativos em educação, entre delegados(as) e observadores(as) para discutir conjuntura e as pautas comuns para formação do plano de lutas e os encaminhamentos da pauta de reivindicações que sinalizam as ações prioritárias para a categoria para o próximo período.

Durante o primeiro dia da Plenária foram realizados os informes da mesa da Direção Nacional na plenária, das coordenações e das bases. A Direção Nacional informou sobre as principais ações deste início de ano. As coordenações também expuseram as ações e estratégias de cada pasta. Pela proximidade do dia da mulher, a Coordenação da Mulher Trabalhadora apresentou alguns cartazes com palavras de ordem que trazem os vários movimentos que são vinculados à luta das mulheres, em conjunto com as Coordenações LGBTI e de Raça e Etnia.

“Estamos averiguando os desafios, nós mulheres, dos ataques, das exclusões desse governo. Estamos também já trabalhando na integração do 8 de março e queremos aproveitar para passar as orientações para essa data que inaugura o calendário de lutas, além da proximidade com a data de morte de Marielle Franco, que é 14 de março”, afirmaram as coordenadoras da pasta.

Além dos informes da Direção e das Coordenações foram debatidos com a plenária: conjuntura internacional, reforma da Previdência, ataques aos direitos dos aposentados, encontros regionais, a flexibilização da jornada de 30 horas e a Instrução Normativa 02.

O segundo dia de plenária foi iniciado com a análise de conjuntura sobre a Reforma da Previdência, a defesa das Instituições Públicas de Ensino do Brasil, a defesa da democracia e a organização da luta contra os ataques do governo.

Os encaminhamentos serão ainda sistematizados pela Direção da Fasubra e coordenação das atividades e publicados em Informe em breve. Até sua publicização seguem os comentários e convite dos delegados representantes do Sintunifesp:

“Companheiras e companheiros é com orgulho que destacamos nossos trabalhos junto às demais entidades na Plenária Nacional da Fasubra dando prioridade aos encaminhamentos da última assembleia da base. Seguimos orgulhosos em cumprir com nosso dever é desde já convidamos a todos para comparecer na próxima assembleia, onde passaremos todos os assuntos discutidos aqui em Brasília. Sabemos que mesmo dando o nosso melhor, somos alvos de questionamentos e críticas desmedidas, porém confiamos em todos e todas e agradecemos imensamente pela confiança depositada na nossa delegação”, comentam delegados do Sintunifesp – Melissa, Rosângela, Clispin, Bill e Paulo.

Assessoria de Comunicação do Sintunifesp